Visão Geral do Ministério:

 

Função: Ao Ministério de Educação Cristã compete orientar a execução do programa de Educação Cristã da Igreja, visando a instrução bíblica de seus membros direcionada ao crescimento e à capacitação para o testemunho e ministério cristão pessoal dos mesmos.

Atuação: O Ministério, assim como todos os ministérios da PIBST, possui uma liderança colegiada formada por seu Líder de Ministério, que é apoiado por dois Co-Líderes e atua sob a supervisão do Colégio de Pastores, estruturando-se por faixas etárias. Dessa forma, está dividido em Berçário, Ministério Infantil, Adolescentes, Jovens e com Adultos, cada qual com sua equipe de responsáveis, professores e seus alunos.

Suas atividades serão planejadas em reuniões trimestrais para a estruturação e execução do calendário eclesiástico, com a presença de todos os seus integrantes.

Propósito: Motivar e conduzir crianças, adolescentes, jovens e adultos, numa dinâmica de crescimento e amadurecimento espiritual, por meio do estudo e prática da Palavra de Deus, com ênfase na obediência, santificação e serviço, pelo cultivo da devoção e comunhão pessoal com Deus, da participação nas atividades da igreja e do desenvolvimento de convicções e atitudes genuinamente cristãs.

Em decorrência deste propósito, objetivará ao Ministério de Educação Cristã, conduzir a igreja a um conhecimento mais profundo quanto ao seu papel diante de Deus, de si mesma e do mundo, bem como prepará-la para desenvolver as atitudes e propósitos da vida cristã. Tal objetivo, se desdobra em outros, específicos:

 
  • Conscientizar a igreja quanto à sua missão específica diante de Deus, de si mesma e do mundo.
  • Esclarecer à membresia o sistema e a forma de governo da igreja, bem como a razão de ser de sua estrutura eclesiástica e a autoridade conferida por Deus a cada ministro.
  • Despertar a igreja para exercitar com firmeza o testemunho pessoal.
  • Auxiliar os crentes na identificação dos seus dons e despertá-los para o exercício contínuo dos mesmos.
  • Oferecer subsídios aos membros da igreja chamados a liderar algum ministério, bem como àqueles que lhes dão suporte, capacitando-os para exercer uma liderança eficaz.
 

Atribuições do Líder e dos Co-Líderes:

 

a) Convocar e conduzir as reuniões do Ministério de Educação Cristã;

b) Exercer a Direção do Ministério, escolhendo os responsáveis pelas uniões e pela educação infantil ou ratificando a escolha de seus integrantes, prestando o suporte aos mesmos, bem como aos professores de cada classe, no desempenho de suas atividades, bem como coordenar em consonância com o Colégio de Pastores, o programa de educação cristã da igreja;

c) Exercer a supervisão das classes de Escola Bíblica Dominical, Divisão de Crescimento Cristão, e dos cultos infantis, organizando também suas respectivas escalas;

d) Elaborar, em conjunto e sob a supervisão do Colégio de Pastores, o Programa de Educação Cristã da Primeira Igreja Batista em Santa Teresa para cada qüinqüênio, incluindo a previsão de programas de treinamento e classes temáticas para o aperfeiçoamento dos santos;

f) Em conjunto ou sob a supervisão do Colégio de Pastores, autorizar a utilização de materiais didáticos escolhidos por quaisquer dos segmentos que compõem a estrutura da PIB em Santa Teresa;

g) Analisar previamente os materiais didáticos a serem utilizados na igreja, buscando sempre que necessário o apoio do Colégio de Pastores;

h) Promover meios para incentivar o desenvolvimento do caráter cristão, do conhecimento da Palavra de Deus, bem como da identificação e aprimoramento dos dons espirituais dos integrantes da PIB em Santa Teresa;

i) Desenvolver um plano de ação que permita a todos quantos são chamados a desenvolverem seus dons nesta área compreenderem a importância da Educação Cristã para o corpo de Cristo, despertando-os a um compromisso cada vez maior com a excelência tanto no conhecimento da Palavra de Deus quanto no conhecimento do Deus da Palavra, ajudando-os no exercício dos seus dons e no desenvolvimento de sua maturidade cristã.

 

Atribuições dos Responsáveis pela Educação Infantil e pelas Uniões:

 

a) Proporcionar o suporte administrativo para que todos os professores possam desempenhar, diante do Senhor, as suas atividades de forma eficaz;

b) Zelar pela conservação, manutenção e reparo de todos os equipamentos e materiais de expediente utilizados pelo Ministério de Educação Infantil.

c) Promover meios para incentivar o desenvolvimento, em todos os níveis, tanto do conhecimento da Palavra de Deus quanto do conhecimento do Deus da Palavra, ajudando-os no exercício dos seus dons e no desenvolvimento de sua maturidade cristã.

 

Requisitos para o exercício do ministério:

 

Ser crente, com vivência suficiente na igreja para conhecer os irmãos e ser por eles conhecido e reconhecido; ter demonstrado disposição e aptidão no conhecimento da Palavra de Deus e para o ministério de ensino cristão; ser reconhecido pelos seus irmãos pela sensibilidade, equilíbrio, consagração, acessibilidade, espiritualidade e pela vida pessoal de adoração; respeitar as diferenças, apoiando inclusive as decisões em que sua opinião não prevalecer, acatando e respeitando a liderança constituída de sua Igreja, enquanto permanecerem fieis as Escrituras Sagradas e submissas às doutrinas professadas por esta igreja, em consonância com a Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira; possuir uma vida moral e familiar condizente com a fé cristã.

Como decorrência dos requisitos acima elencados, o integrante do Ministério de Educação deve ser batizado, membro da igreja, estando conseqüentemente integrado e comprometido com sua Igreja.

As bases bíblicas para o Ministério de Educação Cristã podem ser encontradas nos seguintes textos:

 

2 Tm 2:15, 24-26 – Preparo e dependência de Deus na ministração do ensino.

Pv. 15:33 – O temor do Senhor como elemento norteador do ensino bíblico.

Ed 7:10 – Compromisso com o aprendizado, com o ensino, e com a prática da Palavra de Deus.

 

Consagração e exoneração das funções:

 

Os líderes do Ministério de Educação Cristã, bem como os responsáveis pelas atividades a este relacionadas, na Primeira Igreja Batista em Santa Teresa serão eleitos para mandato de um ou dois anos, pela Assembléia da Igreja, dentre os nomes indicados pelos integrantes do próprio ministério, pelo Colégio de Pastores, ou por Comissão instituída pela Igreja para este fim.

A exoneração dos membros do ministério de educação dar-se-á a pedido do próprio membro, por decisão da assembléia, ou no término do mandato do destes. Cabe ao próprio Ministério de Educação Cristã, ao final de cada mandato, indicar, com a anuência do Colégio de Pastores e da Comissão de Indicações, seus líderes para o exercício seguinte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *