Visão Geral do Ministério:

 

Função: Ao Ministério de Oração e Intercessão compete apoio espiritual da Igreja, sua membresia e ministérios, através da oração intercessória, além de promover e estimular a vida de oração no seio da igreja, ensinando sobre o valor e a prática da comunhão com Deus pela oração.

Atuação: O Ministério, assim como todos os ministérios da PIBST, possui uma liderança colegiada formada por seu Líder de Ministério, que é apoiado por dois Co-Líderes e atua sob a supervisão do Colégio de Pastores, que, além de se reunir regularmente para a intercessão pela PIBST e seus membros, é incumbida de promover na igreja o espírito da busca constante de Deus através da oração, desafiando-a estar unida para clamar, sob a direção de Deus, em prol dos objetivos comuns da PIBST e individuais de seus membros.

Cabe também a esse ministério a coordenação dos cultos de oração, vigílias, jornadas e semanas de oração, promovendo nos mesmos a participação e o crescimento da Igreja na vida de oração.

Propósito: Interceder em favor do crescimento espiritual da Igreja, seus membros e ministérios, no sentido da plena realização de sua missão, e também em favor da obra missionária em toda a sua amplitude, além de promover a conscientização da membresia da Igreja, no sentido de que cada crente é responsável diante de Deus para interceder por sua vida, pelas pessoas a sua volta, por sua Igreja e pelo estabelecimento do Reino de Deus.

 

Atribuições do Líder e dos Co-Líderes:

 
a) Convocar e conduzir as reuniões do Ministério de Oração;

b) Exercer a Direção do Ministério, prestando o suporte aos responsáveis por seus diversos segmentos, no desempenho de suas atividades, bem como coordenar em consonância com o Colégio de Pastores, o programa de orações e intercessões da igreja;

c) Responsabilizar-se pelas programações de oração da igreja, tais como os cultos de oração, vigílias de oração, semana de oração, dias de proclamação de jejuns e outras;

d) Elaborar a escala de dirigentes de todos os cultos de oração, entregando-as com antecedência ao Colégio de Pastores;

e) Relacionar todos os motivos de oração, informando e levando a igreja a orar por eles, montando, inclusive, uma sala destinada exclusivamente à oração, nas dependências da Igreja;

f) Orar e Interceder permanentemente pela PIBST, por seus líderes, ministérios, famílias, e membros, buscando no Senhor o apoio e orientação necessários à manutenção de uma Igreja que seja de fato do Senhor Jesus;

g) Promover a aquisição e distribuição de literatura na área de oração, observando criteriosamente e sob a supervisão do Ministério de Educação Cristã o seu conteúdo.

h) Criar e sugerir à igreja programas na área de oração, e desenvolvendo-os em parceria com os demais ministérios.

i) Buscar em Deus os meios para todos os chamados para este ministério compreenderem a importância do cultivo de uma vida de oração para o crescimento da igreja e, conseqüentemente, do Reino de Deus, despertando-os para uma vida de maior intimidade com Deus.

 

Requisitos para o exercício do ministério:

 

Ser crente, com vivência suficiente na igreja para conhecer os irmãos e ser por eles conhecido e reconhecido; ter demonstrado disposição e aptidão para a música e para o ministério de adoração cristã; ser reconhecido pelos seus irmãos pela sensibilidade, equilíbrio, consagração, acessibilidade, espiritualidade e pela vida pessoal de oração e intimidade com Deus; respeitar as diferenças, apoiando inclusive as decisões em que sua opinião não prevalecer, acatando e respeitando a liderança constituída de sua Igreja, enquanto permanecerem fieis as Escrituras Sagradas e submissas às doutrinas professadas por esta igreja, em consonância com a Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira; possuir uma vida moral e familiar condizente com a fé cristã.

Como decorrência dos requisitos acima elencados, o integrante do Ministério de Oração e Intercessão deve ser batizado, membro da igreja, estando conseqüentemente integrado e comprometido com sua Igreja, além de uma pessoa de oração.

As bases bíblicas para o Ministério de Música e Adoração podem ser encontradas nos seguintes textos:

 
Mateus 6:6-15 – Os Elementos da Verdadeira Oração.
Efésios 3:14-21 – Os Motivos pelos quais Devemos Orar.

I Tessalonicenses 5:18-25 – Conselhos para uma Vida de Intimidade com Deus.

 

Consagração e exoneração das funções:

 

Os líderes do Ministério de Oração e Intercessão na Primeira Igreja Batista em Santa Teresa serão eleitos para mandato de um ou dois anos, pela Assembléia da Igreja, dentre os nomes indicados pelos integrantes do próprio ministério, pelo Colégio de Pastores, ou por Comissão instituída pela Igreja para este fim.

A exoneração dos membros do Ministério de Música e Adoração dar-se-á a pedido do próprio membro, por decisão da assembléia, ou no término do mandato do destes. Cabe ao próprio ministério de oração, ao final de cada mandato, indicar, com a anuência do Colégio de Pastores e da Comissão de Indicações, seus líderes para o exercício seguinte.

6 respostas a “Ministério de Oração”

  • Louvado seja Deus por essas orientações. Pois na semana que fui nomeada líder do grupo de oração, Deus me mostrou esse artigo. Estou muito feliz pois já tenho um norte para esse ministério enviado por Deus. Espero receber mais orientações. Deus os abençoe. Paz!

  • Muito bom, pretendo ampliar o ministério de intercessão e lendo a organização foi enriquecido. Que Deus seja glorificado através destas vidas dedicadas.

  • A paz do Senhor irmãos pibst.
    Para mim foi de muita importância, e aprendizado, ler esta página. Nesse ano, foi me confiado pela igreja Batista em Guarabira PB. A liderar o Ministério de Oração. necessito muito das orações de todos. Como todo ministério de Cristo é de grande responsabilidade e compromisso e amor.
    Que o nosso Deus esteja a cada dia abençoando a esta Igreja pibst.em todo o seu ministério.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *