Nossa História

Primeiros Passos

Projeto de Deus

A PIBSanta é um projeto de Deus revelado ao Pr. Raimundo Pessoa dos Santos, que com alguns irmãos do bairro de Santa Teresa, deram início ao trabalho de expansão do reino de Deus através da realização de cultos e reuniões de oração em seus lares, eventos em praça pública com a presença de corais, além de visitas domiciliares. 

1997

Começo nas Casas

A PIBSanta é um projeto de Deus revelado ao Pr. Raimundo Pessoa dos Santos, que com alguns irmãos do bairro de Santa Teresa, deram início ao trabalho de expansão do reino de Deus através da realização de cultos e reuniões de oração em seus lares, eventos em praça pública com a presença de corais, além de visitas domiciliares.

1998

Ação Social

1ª Escola Bíblica de férias para crianças e o projeto social missionário no Morro dos Prazeres e nas escolas do bairro com o apoio da PIBRJ, da Convenção Batista e equipes de estudantes e profissionais da saúde de Nashiville, Tenessi - USA; projeto este que veio a repetir-se no Morro dos Prazeres. Aos poucos, a igreja se tornava conhecida, se integrando com a comunidade.

1999

A Missão Prospera

Pela graça de Deus, foi adquirido um imóvel na Comunidade dos Prazeres, onde foi estabelecida a primeira Congregação (hoje chamada ¨Point Santa”) que contou com o apoio de vários seminaristas e alunos que muito nos abençoaram. Hoje, pela Bondade de Deus, irmãos em preparação para o ministério alcançados da comunidade ministram ao povo de Deus. .

2000

Ano "Zero"

Após exame da igreja por concílio, foi realizado o culto solene de organização da Primeira Igreja Batista em Santa Teresa, que contou com a participação de muitos irmãos de várias igrejas batistas cariocas e também da Igreja Batista de Nashiville. O Pr Raimundo foi eleito o primeiro pastor da nova Igreja, a 408ª igreja da Convenção Batista Carioca, organizada com 65 membros.

2001

"Eu te darei esta Terra por herança"

A PIBSanta adquire o terreno para a construção de sua atual sede na Rua Almirante Alexandrino nº 400. A construção iniciaria no segundo semestre do ano seguinte. Foi um período de grande alegria. Em resposta às orações da igreja, começavam as escavações para o trabalho de fundação da construção, cerca de 15 metros abaixo do nível da rua.

2002

Mais Trabalhadores para Seara

O então seminarista Marcelo Alves Moraes, é ordenado ao ministério pastoral e no dia 14/12 toma posse como Ministro Auxiliar da PIBSanta, onde serve até hoje (2022). O culto de posse contou com a presença da amada IB em Córrego do Ouro – Macaé, da qual era membro.

2003

A Obra é do Senhor

Com o edifício ainda em construção, iniciam os cultos na Sede da PIBSanta. O primeiro culto foi realizado em 2/11/2003, no terceiro subsolo, hoje área técnica do prédio. Naquela noite nos alegramos com dois novos irmãos que “descerem às águas”. Conforme as lajes do edifício eram construídas, os cultos subiam de andar. Nesse ano ocorreu o primeiro retiro de carnaval da PIBSanta, na cidade de Paty do Alferes – RJ.

2004

A Provisão de Deus

Os cultos, que já estavam sendo no segundo subsolo, no mês de setembro passaram a ser celebrados no primeiro subsolo. Foi um tempo de grande alegria, mutirões, envolvimento e experiências com a provisão de Deus. Milagres experimentados tanto na provisão como na comunhão e edificação espiritual da Igreja. Muitas vidas se renderam a Cristo.

2005

A Boa Obra

Neste ano, a PIBSanta iniciou o desafio da construção do telhado. Sonhando com o salão de cultos no nível da rua e, consequentemente, com as celebrações ficaram mais acessíveis à comunidade. Ao final desse mesmo ano Deus abençoou a igreja com mais um ministro, o Pr. Jorge Rodrigues de Carvalho, que passou a compor o ministério auxiliar da PIBSanta.

2006

Novos Irmãos

A família cresceu. Novos irmãos vindos da Igreja Evangélica Batista em Marcílio Dias, foram recebidos na igreja. Uma segunda congregação, que mais tarde se tornaria a Igreja Batista Portas Abertas nasceu. Deus tem Seus planos. Tempos mais tarde estes irmãos seriam novamente acrescidos à família da PIBSanta.

2007

Obra Completa

Realizou-se o 2º retiro de carnaval da PIBSanta, no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. O ano terminou com a bênção de celebrar o Natal e a vigília da noite de 31/12 sob o novo telhado, resultado de uma oferta especial recebida por provisão de Deus e da oferta de mão de obra especializada do querido irmão Alcides Ferreira Amorim Filho

2008

Organizando Famílias

Um ano marcado pelo cuidado de famílias. O Projeto “Organizando Famílias” discipulou diversos casais, alguns dos quais estão até hoje abençoando a PIBSanta. Casamentos comunitários foram celebrados e famílias foram impactadas por esse projeto especial.

2009

Fazendo a Diferença nos Relacionamentos

Este foi marcado pelo término das obras e colocação de piso no salão de cultos. Novas dependências para o ministério infantil também foram concluídas. Neste ano, fizemos um retiro muito especial, em Vargem Grande, com o tema: “Fazendo a Diferença nos Relacionamentos”. Foram 47 irmãos poderosamente impactados. Outros retiros maiores estavam por vir.

2010

Tenho Sede de Ti

Neste ano foi concebida para a PIBSanta uma estrutura administrativa mais simples e orgânica, com sete ministérios. O retiro daquele ano, com 76 pessoas, em Araruama-RJ, deixou saudades. O tema foi: “Jesus, Tenho Sede de Ti”. Uma visão que ardia no coração do Pr. Marcelo começava se desenhar graças e confiança do Pr. Raimundo. A parceria ao longo dos anos seria o embrião do ministério colegiado.

2011

Retroceder Nunca. Render-se Jamais!

O Retiro daquele ano teve um tema que sintetiza o que vivemos: “Retroceder Nunca, Render-se Jamais!”. Em cachoeiras de Macacu-RJ, unidos a outra igreja, participaram com 123 pessoas. Foi um ano de muitos desafios. Uma nova estrutura sendo implementada e muitas lacunas em aberto. Começamos a sonhar com pequenos grupos e com uma estrutura a partir destes. Fechamos o ano numa linda vigília com batismos.

2012

Identidade, Despertamento e Entrega

Neste ano tivemos o maior de nossos retiros: Ide: “Identidade, Despertamento e Entrega”, no lindo sítio Bebele, em Itaboraí, RJ. Foi o prenúncio de um novo ciclo. Os grupos de comunhão começaram a se reunir, mas lacunas persistiam e alinhamentos aconteceriam. Havia um chamado para sair da zona de conforto, para um compromisso mais profundo com a missão do Senhor Jesus.

2013

Um Ano de Mudanças

Foi um ano de mudanças. Os Grupos de Comunhão fortaleciam os vínculos da Igreja e contribuíam para a formação de líderes. O amadurecimento da visão celular, como meio de encorajamento para que cada crente ganhe vidas para Cristo viria depois. Nesse ano Luziane Côvre, ministra de educação, uma mulher de Deus incansável, parte do ministério pastoral desde a sua fundação, foi chamada por Deus a voltar para seu estado de origem. Que saudade!

2014

Um Ano Desafiador

Nas palavras do Pr. Raimundo, esse foi o “ano do desafio”. Deus o enviou para outro campo: a PIB da Urca. Pr. Marcelo passa a ser o pastor titular da PIBSanta com a clara visão de um ministério colegiado. Assim, naquele mesmo ano o Pr. André Ferreira é convidado, com a concordância da igreja, a compor um ministério em formação. Esse ministério amadureceu até a forma atual, com a alternância bienal dos pastores do colégio na presidência da igreja.

2015

Comunhão na Missão

Deus nos agraciou com muitas lembranças neste ano. Nosso retiro, na cidade de Guapimirim-RJ, teve como tema: “É tempo de Compartilhar!”. Aquela comunhão tão marcante começava a amadurecer para um maior senso de propósito. Dentro da comunhão há uma missão. Foram várias encenações naquele ano, um grande evento de ação social, congressos. Os 15 anos da PIBSanta foram comemorados com vários batismos.

2016

Compromisso Missionário

Junto com a igreja, o número de ministros também cresceu. Mais um pastor passou a integrar o Posse do André Luis Pereira. O tempo foi curto, pois o querido pastor no fim deste mesmo ano seria enviado para a Igreja Batista Novo Horizonte. Deus tem Seus planos e no tempo certo outro ministro seria enviado. Neste ano o nosso compromisso com missões passou a fazer parte do orçamento da igreja.

2017

Rumo à Maturidade

Que ano! O Tema do ano foi: Rumo à Maturidade! Decidido na Semeadura e Grato na Colheita. Foi o ano dos Radicais. A participação da igreja nesse projeto foi curta, mas intensa. Em um ano 70% da membresia tinha vivido a experiência, que despertou muitos irmãos para o compromisso radical com o amor de Jesus. Ocorreram também encontros especiais com casais: o Ministério Terceira Dobra. Nossas fotos também passaram a ter como plano de fundo novos locais: as casas de nossos irmãos. E para fechar o ano com muita alegria, duas comemorações: o Pr. Marcelo fez 15 anos de ministério na PIBSANTA; e em 26/11 um novo pastor, que foi adolescente e jovem na PIBSanta, passa a integrar o colegiado: Pr. Daniel de Paula.

2018

O Ano dos Abraços

O ano começou com uma linda “Festa das Células”. Semanalmente, o mesmo número de irmãos que se reunia nas celebrações, reunia-se também em suas células. Como resultado desse comprometimento com Jesus e com cada irmão, a igreja cresceu muito neste ano. Foram feitos Investimentos de preparação no Ministério Infantil, além de uma linda reforma no salão de cultos. Cadeiras mais confortáveis, nova pintura, iluminação e som, refletiam o desejo de alcançar vidas que ardia no seio da igreja. As portas de nossos corações, lares e instalações se abriram para abraçar a cidade.

2019

Florescimento

O ano começou com primeira alternância dentro do Colégio de Pastores na presidência da igreja. Assim, o Pr. André passou a presidir a igreja no biênio 2019-2020. Chamamos de o “Ano da Fé!”. Tivemos um lual com toda a igreja, um retiro em conjunto com o Ministério Novos Rumos- RJ. O dia das crianças desse ano foi incrível. Todas as células floresceram e novos irmãos, trazidos para Cristo, discipulados e encaminhados ao batismo por suas células, na direção do Senhor, fizeram a família PIBSanta crescer. Novas reformas vieram. Foi um ano de lindas fotos, que marcaram esse tempo todo especial que Deus escrevia em nossa história.

2020

O Ano da Pandemia

O ano da Pandemia. Todos sabemos. O Tema do ano foi: “Um a Um, o Ano do Discipulado”. E outro retiro com o Ministério Novos Rumos. Em março tudo mudou, mas o agir de Deus continuou sendo vivido na PIBSanta. Em pouco tempo, com a Graça de Deus nos adaptamos ao contexto desafiador que foi posto diante de nós. Com equipes reduzidas, celebrações e células pela internet, novos sistemas e aplicativos, etc. Fomos guerreiros, pois sabíamos que a obra era do Senhor. Investimos como nunca em ação social e nos mantivemos próximos a nosso povo e sensíveis à voz do Espírito. Crescemos para a Glória de Deus.

2021

Impulsionados pelo Senhor

O ano começou com nova alternância na Presidência da igreja, com o Pr. Daniel presidindo a PIBSanta no biênio. Foi um ano em que o Senhor tirou a igreja da zona de conforto. Pr. André foi encaminhado por Deus para a Igreja Batista Barão da Taquara. Haveria mais trabalho a fazer. Mas novos obreiros estavam sendo trazidos. Neste ano, quatro irmãos se apresentaram para lapidadas seus chamados no seminário. Com o retorno dos encontros e células presenciais Deus nos permitiu colher muitos frutos. Foram 14 batismos e um acréscimo de 23 novos irmãos na família PIBSanta. Mais uma vez, pela provisão de Deus, crescemos no meio da adversidade. Novas obras aconteceram, com especial destaque ao nivelamento e cimentação do terreno da Igreja.

2021

Uma História a ser Escrita

Aqui estamos! Duas convicções estão bem firmes em nossos corações: Deus tem nos sustentado até aqui e há mais a ser experimentado. A boa obra continua sendo completada. Queremos avançar, mas sem abrir mão da essência que o Senhor Jesus deu à PIBSanta: cuidar de vidas no amor e na sensibilidade do Espírito, enquanto prepara pessoas para compartilhar a mensagem do Evangelho; para viver o senhorio de Jesus por meio de relacionamentos plenos e saudáveis numa comunidade que adora a Deus.